terça-feira, 1 de maio de 2012

Beltane


Beltane é celebrado no dia 1 de Maio, representando a fertilidade, a criatividade e o fogo.
A palavra Beltane vem do nome do Deus céltico "Bel", que era o senhor da vida, da morte e do mundo dos espíritos simbolizando a Luz e a Iluminação tal como o Deus Apolo para os gregos. "Tane" é uma palavra céltica que significa "fogo". Logo, Beltane simboliza o "Fogo de Bel".

Comemora-se a união entre a Deusa e o Deus, representando a fertilidade dos animais e as colheitas do próximo ano. É a mais bonita celebração da união entre o feminino e o masculino.O Deus agora jovem no  auge da sua fertilidade apaixona-se pela Deusa virgem, ou chamada a Rainha de Maio. Celebra-se então esse amor, o mesmo que deu origem a tudo no Universo.
Belenos (Bel) é a face radiante do Sol que voltou ao mundo na Primavera.

Era costume em tempos antigos acenderam-se fogueiras, representando a força vital do Sol, após o longo Inverno. O saltar a fogueira tinha como proposito livrarem-se da má sorte, assegurar bons partos e fertilidade, alguns casais saltavam juntos para que dessa força pudessem conceder uma criança.
Crianças essas que sendo concebidas nessa altura eram consideradas bem aventuradas pois eram fruto da união entre a Deusa e o Deus, portanto seus filhos.
Daí o costume de saltar à fogueira nas festas de Junho.


Outro costume realizado na altura é o chamado "Mastro de Maio" um símbolo fálico do Deus sendo a coroa de flores representativa da vulva da Deusa.Trata-se de um mastro enfeitado com fitas coloridas, os membros escolhem uma fita consoante a cor preferida e o desejo que pretendem, dançam e cantam ao mesmo tempo que entrelaçam as fitas quando giram, de modo a entrançar o seu próprio destino, colocando-se sob a protecção dos Deuses até que o mastro fique revestido por elas representando a união entre o masculino e o feminino.

Dessa união, o amor que dá forças a tudo e a todos. O sol retorna com a sua intensidade singular possibilitando a continuidade… O Sol que cada vez mais aproxima-se do seu apogeu, fortalece-se, e o seu calor ajuda as plantas e sementes a serem fertilizadas. Os animais brincam e acasalam.  A Deusa e o Deus agora estão em plena vitalidade e amam-se com toda intensidade. O Deus (o Sol) tem crescido e caminhado para sua face adulta e a Deusa esta no ápice de sua beleza e feminilidade. Eles irão  entregar-se um ao outro para que a Terra toda celebre essa dança e sinta a fertilidade nas suas entranhas.

Consulta | Bibliografia
Voo Nocturno,
Mandrágora, O Almanaque Pagão 2011

Sem comentários: