sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Merlin e Vivianne


Merlin encontrou à beira do lago de Comper na Brocéliande, uma deslumbrante donzela. sabendo que por conhecer o futuro e lhe vir a dizer uma palavra, acabar-se-lhe-ia a liberdade. Mas está demasiado enamorado para ouvir a voz da sua sabedoria.
Toma o aspecto de um belo jovem e começa a conversar. A beldade chama-se Vivianne e é filha do poderoso senhor Dymas e de uma fada. Para a seduzir, Merlin, mostra-lhe alguma da sua magia, fazendo aparecer um castelo rodeado de jardins cheios de flores e frutos.Uma imensidão de senhores e damas dançam em volta, enquanto Merlin e Vivianne se misturam nas danças. Quando Vivianne começa a sentir-se cansada, Merlin faz desaparecer o castelo, os jardins e os dançarinos, encontram-se depois na floresta. Ele promete-lhe ensinar estes jogos mágicos. Todos os dias ele vem fazer-lhe a corte, ensinando-lhe as virtudes da erva do ouro, do visco, do carvalho e da cardamina. Explica-lhe como curar doenças, fazer cair a chuva e conversar com os animais. Como recompensa ele recebe doces palavras e castos beijos, mas Vivianne reprime os seus impetos, convidando-o a ter paciencia, até que ela se tenha tornado tão sabia quanto ele. Mantido assim na expectativa, Merlin ensina-a todos os seus segredos. Ela chega mesmo a arrancar-lhe a revelação dos gestos e das palavras a proferir para enclausurar alguém sem parede, nem madeira nem ferro, simplesmente por sortilégio e encantamento.

O Sortilégio de Vivianne 
Para lhe agradecer, Vivianne convida Merlin a sentar-se junto de si, debaixo de uma árvore de espinheiro-alvar, apoiando a cabeça nos seus joelhos e acariciando os seus cabelos, enquanto bruscamente recita a formula para que Merlin adormeça. Assim que ele adormece, ela levanta-se e faz um circulo com o seu véu em redor da árvore, repetindo as palavras que ele lhe ensinara.
Quando Merlin acorda está num leito macio no meio das flores, numa câmara feerica. Não existem paredes à sua volta, mas o mundo não possui torre mais forte que aquela em que ele foi feito prisioneiro. Vivianne está perto dele e explica-lhe que o que fez foi para bem da felicidade de ambos e que o irá visitar com frequencia.
Se acreditarmos em fontes bem informadas,Vivianne cumpriu a sua palavra e ainda consagra a Merlin grande parte do seu tempo. mas o mago esta sempre na sua gaiola invisível, no mais recôndito da floresta de Brocéliande.

Quadro por Gustave Dore
Bibliografia: Os Celtas

Sem comentários: