terça-feira, 17 de maio de 2011

O Filho de Thor

Sinopse
"Eyvind sempre quis ser um dos maiores guerreiros viquingues – um Pele-de-Lobo – e lutar pelo seu chefe em nome do deus Pai da Guerra, Thor. Não concebe outro futuro mais glorioso. Mas o seu amigo Somerled, um rapaz estranho e solitário, tem outros planos para o futuro. Um juramento de sangue feito na infância força estes dois homens a uma vida de lealdade mútua. A um mundo de distância, Nessa, sobrinha do Rei dos Folk, começa a aprender os mistérios da sua fé. Nem a jovem sacerdotisa nem o seu povo imaginam o que lhes reserva o futuro. Eyvind e Somerled parecem destinados a seguir caminhos diferentes. Um torna-se um feroz servidor de Thor e o outro um cortesão erudito. Uma viagem chefiada pelo respeitado irmão de Somerled, Ulf, junta de novo os dois amigos, que acompanham um grupo de colonos que se vai instalar numas ilhas maravilhosas do outro lado do mar. quando um facto trágico acontece a bordo de um dos navios, Eyvind começa a suspeitar de que talvez não tenha sido um acidente."


E pronto, acabei de ler o Filho de Thor, o primeiro volume da Saga das Ilhas Brilhantes pela autora Juliet Marillier.
Confesso que inicialmente não estava com muito apetite, porque estou continuamente a ler livros do género, mas mesmo assim, conseguiu surpeender-me pela positiva. Já tinha saudades de uma bela trama como esta. Com personagens que conseguem nos cativar pelo seu carácter, lealdade e coragem. Como também pelo facto de sermos humanos em constante aprendizagem neste Mundo.
Assim, é o mundo de Marillier, onde se cultiva a semente da amizade, e a resistência dela mesma ao longo da jornada: amigos que se tornam inimigos, pactos de sangue, fé pela Terra e os seus mistérios, a força de um amor que supera as impossibilidades e tudo o que uma cultura diferente pode-nos ensinar, a mais plena das sabedorias.

Sem comentários: